Rosácea

Rosácea é uma doença inflamatória da pele muito comum e que geralmente acomete a face. É mais comum em pessoas de pele mais clara, mas  pode atingir pessoas com peles mais pigmentadas. É mais comum nas mulheres, mas os homens, também, podem ter Rosácea. Tem o pico incidênica na faixa etária de 30 a 40 anos, mas é, também,  observada em crianças e jovens. 

Em geral, a Rosácea  começa apenas com crises de rubor facial, principalmente nas regiões mais centrais da face. Este quadro vai se intensificando e pode se tornar um eritema (vermelhidão ) facial persistente. É comum nesta fase, o aparecimento de vasinhos ou telangiectasias. A doença pode progredir e, em algumas pessoas, as  lesões papulosas ou pustulosas semelhantes a acne, podem surgir.

 A pele do nariz pode se espessar e causar hipertrofia cutânea. Este quadro, chamado Rinofima,  costumar comprometer mais os homens. Também,  é possivel observar o  espessamento da pele de outras regiões da face como o queixo e laterais do nariz. 

A causa da Rosácea não esta ainda totalmete definida, mas tem sido entendida como  multifatorial e desencadeadas por disfunção dos vasos sanguíneos da pele;  alteração da função de barreira cutâena; e por uma  reposta imune inata aumentada . Também tem sido apontado como desencadeador da Rosácea a presença do Ácaro Demodex folliculorum associado a bactéria Bacillus oleronius

Outros fatores que podem desencadear a rosácea e piorar o seu quadro seria: 

- Exposição a altas temperaturas ambientais;

-Exposição ao frio e ventos fortes; 

-Esposição solar frequente; 

-Alimentos picantes e condimentos

-Bebidas alcóolicas como vinho;

- Uso tópico de corticóides

Como o quadro clínica da Rosácea é variável , é, então,  dividido em subtipos.  Esta classificação é extremamente importante para que a pessoa entenda o seu problema cutâneo e, também, ajuda muito o dermatologista a selecionar a melhor opção de tratamento para a Rosácea. 

Rosácea Subtipo 1  ou  eritemato-telangiectásica: Presença  rubor facial transitório ou persitente; presença de telangiectasias ou vasinhos e sensação de pinicação ou ferroadas na pele. 

 

Rosácea Subtipo2 ou pápulo-pústulosa : Presença de pápulas e pústulas semelhantes a acne, além do vermelhidão facial.

 

Rosácea Subtipo 3 ou fimatosa : Espessamento da pele que apresenta uma superfície irregular. Pode acometer a pele do nariz , do queixo, testa e regiões das bochechas.

 

Rosácea Subtipo 4 ou ocular: Cerca de 50% das pessoas acometidas pela rosácea podem ter este subtipo e queixam-se de olhos avermelhas, coceiras e sensação de corpo estranho nos olhos.

 

O tratamento da Rosácea vai depender do subtipo, mas sempre serão recomendados uso de filtro solares de acordo com o tipo de peles, sabonete suaves e fórmulações tópicas com  ação calmante. É importante, também, evitar os fatores desencadeantes já mencionados. 

No caso da Rosácea eritemato-telangiectásica, o tratamento com IPL Etherea mx , que é uma Luz intensiva Pulsada, é indicado para o tratamento dos vasinhos, telangiectasias e para melhora do eritema.  O tratamento é feito em sessões mensais, 3 a 5 sessões. 

Quando o paciente tem o subtipo 2 ou pápulo-pustuloso, inicialmente poderá ser prescrito antibióticos da família das tetraciclinas. Além de outras medidas que dependerá de cada caso. Os outros subtipos também terão tratamentos bem específicos e a consulta médica será muito importante para definir quais medidas deverão ser tomadas para o tratamento e controle da Rosácea. 

 

 

VOLTAR

Contate-nos

(62) 3922-7158 (62) 3932-1709
(62) 99918-4814
contato@silmaraemerich.com.br
Rua 5, número 691, sala 106, Ed The Prime Tamandaré Office, Setor Oeste, Goiânia/GO, 74115-060.

Encontre-nos no Waze Silmara Emerich Dermatologista

Acessar Webmail