Micoses

Micoses superficiais são doenças da pele causadas por fungos.  Atingem pele, couro cabeludo e unhas. Os fungos mais comum são os fungos  do grupo chamados de dermatófitos.

O contágio é via contato com escamas de pele de pessoas contaminadas e, também, pela  contaminação da pele por fungos da terra e de animais.

Na pele, causam manchas vermelhas com descamação e coceira, principalmente nos pés e virilhas. Hoje, é difícil ter quadro extensos de micose na pele, mas pode acontecer . O uso de auto-medicação pode mascarar uma micose cutânea e atrasar o diagnóstico. Na presença de lesões como as descritas, o mais recomedado é buscar consulta especializada. 

Com relação a  micose do couro cabeludo é mais típica na infância e pode surgir em surtos em escolas e creches. É também chamada de Tinha do Couro Cabeludo. 

Nas unhas, a contaminação por fungo, ou onicomicose,  causa  o aparecimento de manchas e deformidades da lâmina ungueal, com amarelamento ous escurecimento das unhas, esfarelamento , mal cheiro e até dor , em algumas pessoas. 

Em todos os casos, investigação laboratorial através do exame micológico terá sua indicação.

O tratamento é feito por uso de antifúngicos. O tempo, a dose do tratamento e a via de administração da droga será determinada pelo local de comprometimento da pele, idade e extensão do quadro. As micoses de unhas, ou  onicomicoses, são as de tratamento mais demorados e muitas vezes necessitaram de exames complementares para acompanhar o tratamento. O laser 1064 também poderá ser indicado para o tratamento da onicomicose . 

VOLTAR

Contate-nos

(62) 3922-7158 (62) 3932-1709
(62) 99918-4814
contato@silmaraemerich.com.br
Rua 5, número 691, sala 106, Ed The Prime Tamandaré Office, Setor Oeste, Goiânia/GO, 74115-060.

Encontre-nos no Waze Silmara Emerich Dermatologista

Acessar Webmail