Melasma

O melasma é o aparecimento de manchas de cor acastanhada clara ou escura e de contornos mal definidos localizadas principalmente na face,  embora também possa aparecer nos braços e tronco. 

Ainda não se sabe a causa do surgimento destas manchas, infelizmente! Sabe-se que o Melasma pode ser desencadeado por mudanças hormonais e pela exposição solar intensa e frequente. É muito comum o aparecimento do Melasma durante a gestação com melhora ou não após o parto. Também pode surgir pelo uso de anticoncepcionais orais com melhora ou não com a interrupção desta medicação . Muitas pacientes não relatam tais eventos no  iníco do Melasma e mesmo assim apresentam as manchas. Então, realmente, ainda não existe uma explicação exata da sua origem. É mais frequente em mulheres com pele morenas   de origens hispânicas e asiáticas.O Melasma também pode surgir nos homens. 

O melasma pode comprometer várias partes da face e por causa disso pode ser classificado em : Melasma Malar ( nas maças do rosto), Melasma centro-facial ( bochechas, nariz, testa, acima dos lábios e queixos) e Melasma  mandibular ( região da mandíbula ).

Durante o exame, é bem importante usar a luz de Wood para avaliar o tipo de melasma . Com esta lâmpada, pode-se diferenciar o melasma epidérmico, mais superficial , do melasma dérmico, mais profundo. E a mesma paciente poderá ter lesões dérmicas e epidérmicas, que é o melasma misto. 

O tratamento é feito visando controlar a pigmentação pelo uso de clareadores e protetores solares e também através de remoção da melanina, ou do pigmento, através de sessões de peeling. Deve-se evitar tratamentos agressivos e LASER  ou outras fontes de luz que aqueçam  muito a pele , como o LASER de CO2.

O tratamento mais recente e  muito efetivo para o Melasma é a IPCA, ou Indução Percutânea de Colágeno com Agulhas. Para este procedimento, utiliza-se uma aparelho chamado Roller que é um cilíndro com cerca de 200 agulhas. Este procedimento causa microperfurações na pele e , então , liberação de fatores de crescimento que ajudam na remodelação dérmica e , por um motivo que ainda não se descobriu, ajuda muito no clareamento da pele. Pacientes com cicatrizes de acne que se submeteram ao IPCA para tratamento destas lesões  e, que também tinha Melasma, tiveram clareamento importante de suas manchas. Por este motivo, o microagulhamento ou IPCA tem sido muito bem indicado para o tratamento e controle do Melasma. 

Além dessas medidas, tem-se utilizado muito para a proteção da pele do Sol e  da irradiação ultravioleta substâncias orais  que tem ação anti-oxidante; tais como a vitamina C, a  vitamina E, o  picnogenol e o Polipodium Leucotomus. Outra droga com ação promissora no tratamento do Melasma é a Ácido Tranexâmico , pela sua ação anti- inflamatória . O Ácido Tranexâmico poderá ser usado por via oral, tópica ou injetável .

Com relação ao uso de protetores solares, é importante saber que deverá ser usado rotineiramente e aplicado várias vezes ao dia e de prefêrencias filtro solares com cor ou tonalizantes. 

Enfim, ao  iniciar o tratamento do Melasma, é importante a dedicação para que se consiga o melhor clareamento possível das manchas. 

VOLTAR

Contate-nos

(62) 3922-7158 (62) 3932-1709
(62) 99918-4814
contato@silmaraemerich.com.br
Rua 5, número 691, sala 106, Ed The Prime Tamandaré Office, Setor Oeste, Goiânia/GO, 74115-060.

Encontre-nos no Waze Silmara Emerich Dermatologista

Acessar Webmail