Estrias

As estrias estão  na lista de lesões de pele mais odiada pelas pacientes. Elas surgem pelo estiramento da pele que ocorre principalmente no estirão do início da  adolescência e, também, durante a  gestação. Na gestação, elas surgem mais frequentemente no terceiro trimestre e principlamente nas últimas semanas. É mais comum surgir estrias de gestação nas gestantes mais novas em idade, mas pode surgir também mamães na faixa dos 30 anos.  As estrias também surgem pelo ganho de peso acentuado e rápido , por alterações hormonais, tais como na síndrome de Cushing e também pelo uso em grandes dose e por tempo prolongado de  corticóide.  

Outra causa  frequente de  aparecimento das estrias é quando se ganha massa muscular de maneira rápida  por exercícios e/ou  uso de suplementos nutricionais.

As estrias  são causadas pela rupturas de fibras elásticas que ocorre nas  condições descritas . O estiramento da pele é o responsável  quebras das estruturas fibrilares da derme, causando o  aparecimento da estrias. No início, elas são avermelhadas também chamadas de  estrias recente. Há a presença de eritema devido a uma tentativa do organismo de manter a homeostase do tecido dérmico, como se fosse uma tentativa de ciatrização. Com o tempo, as estrias  ficam  esbranquiçadas,  as estrias tardias.

Também pode aparecer estrias com relevo visível e palpável, chamadas de estrias hipertróficas.

O uso de hidratantes ricos em óleos e substâncias hiper hidratantes como ácido lático, uréia, ácido hialurônico ceramidas ajuda muito a prevenir o aparecimento e piora do quadro. Contudo, o uso da uréia não está indicado na gestação. 

Quando surge as estrias, tópicos contendo ácido glicólico e ácido retinóico poderá tratá-las e , em alguns casos, até curá-las. Mas o ácido retinóico também não pode ser usado na gestação. 

No consultório, existe várias técnicas aprovadas e com resultado para o tratamento das estrias . Poderá ser indicado peeling, microdermoabrasão e laser fracionados ablativos ou não ablativos . 

O início do tratamento pode ser feito a qualquer momento. Contudo, as estrias vermelhas ou recentes respondem muito mais favoravelmente ao tratamento.

 

VOLTAR

Contate-nos

(62) 3922-7158 (62) 3932-1709
(62) 99914-4814
recepcaosilmara@gmail.com
Rua 5, número 691, sala 106, Ed The Prime Tamandaré Office, Setor Oeste, Goiânia/GO, 74115-060.

Encontre-nos no Waze Silmara Emerich Dermatologista

Acessar Webmail