ACNE

Acne é uma doença inflamatória crônica da pele com lesões presentes principalmente na face, ombros e tronco. É mais frequente na adolescência e pode atingir cerca de 80% dos adolescentes. É bem comum, também a persistência da acne na vida adulta ou até mesmo o surgimento do quadro neste período de vida. Cerca de 10 % das mulheres adultas podem continuar a ter acne . Este quadro também é chamado do acne da mulher adulta. Os casos mais graves são mais comuns no sexo masculino, mas também pode ter casos bem exuberantes nas mulhres. Também pode surgir em crianças e idosos, mas em uma porcentagme muito menor ! É negros e orientais, a incidência pode ser uma pouco menor. 

Hoje, acredita-se que a acne inicie como uma inflamação na unidade pilo-sebácea provocada  pela bactéria Propiniobacterium acnes. Junto ao quadro inflamatório, existe também, uma hipersecreção de sebo . Isto causaria obstrução na unidade folicular e surgimento do cravo ou comedão , que pode ser aberto ou fechado. A persistência da inflamação ao Propiobacterium acnes levaria a formação das pápulas , das pústulas e dos cistos. A acne também é influenciada por alterações hormonais, como na síndrome dos ovários policísticos, nas doenças da tiróide e até em casos de diabetes ou pré-diabetes. A acne também pode ocorrer por mudanças hormonais fisiológicas do ciclo menstrual da mulher e , neste casos, é comum surgir próximo a mesntruação. O estresse também é outra causa da acne e isto pode ser devido a alterações hormonais.

Como relação a alimentação, sabe-se que uma dieta rica em carboidratos ou massas pode aumentar a chance de aparecimento da acne e de aumento de oleosidade da pele . Os chocolates também podem ter influência no surgimento da acne , possívelmente pelo açucares . A ingestão em grande quantidade de leites e produtos derivados também pode desencadear o aparecimento da acne.  

A acne pode ser classifficada de acordo com a sua gravidade e será diferenciada pelos tipos de lesões que surgem:

Acne grau I: apenas cravos, ou comedões abertos ou fechados;

Acne grau II: presença de comedões, pápulas e pústulas  ( lesões avermelhadas com ou sem pús ) e alguns cistos , que são lesões doloridas e mais profundas .

Acne grau III: presença de comedões, pápulas, pústulas ( lesões com pús amareladas ) e cistos maiores, mais doloridos e também profundos. 

Acne grau IV: presença de comedões, pápulas, pústulas , cistos maiores  e que se juntam formando grandes lesões profundas . Este tipo de acne também é chamado de Acne Conglobata. 

Acne Fulminans : Presença de muitas lesões doloridas e com muita purulência ou pús  que aparecem rapidamente e podem ser  acompanhadas de febre e dor no corpo . É quadro mais grave de acne.  

O tratamento da acne vai depender da gravidade do quadro. Para casos leve, poderá ser prescrito apenas tratamento tópico  para melhorar a oleosidade e os cravinhos ou  substâncias que têm ação queratolíticas, como o ácido salicílico e produtos retinoídes. Paracasos mais graves e  com presença de lesões mais inflamadas poderá ser prescrito antibióticos tópicos ou sistêmicos. 

No consultório , sempre é frequente o paciente solicitar o uso da istretinoína que é uma droga que diminui o tamanho da  glândula sebácea e modifica a sua secreção . É considerada uma medicação que leva a cura da acne, mas é  prescrita para casos que não tiveram resposta com medidas iniciais e para pacientes com tendência a formação de cicatrizes de acne. A isotretinoína é uma medicação que necessita de muito cuidado . É uma droga que pode causar teratogenia, ou seja, uma mulher não pode usar e engravidar  porque poderá ter uma criança com graves deformidades físicas.

A acne é uma doença cutânea que pode ser bem leve e até mais séria, mas em todos os casos é possível tratá-la . O importante é iniciar  o acompanhamento dermatológico o mais precoce possível para evitar que a pele fique com marcas e cicatrizes de acne. 

VOLTAR

Contate-nos

(62) 3922-7158 (62) 3932-1709
(62) 99914-4814
recepcaosilmara@gmail.com
Rua 5, número 691, sala 106, Ed The Prime Tamandaré Office, Setor Oeste, Goiânia/GO, 74115-060.

Encontre-nos no Waze Silmara Emerich Dermatologista

Acessar Webmail