27/03/2018

Vitiligo


Vitiligo

Vitiligo é o aparecimento de manchas brancas na pele . É uma  doença de pele que pode ocorrer em qualquer idade. Pode surgir em crianças, antes dos 10 anos e, também  em adultos. Normalmente, 95% dos casos aparecem até os 40 anos. 

O vitiligo é bem frequente, cerca de 2 % da população pode desenvolver o vitiligo. 

Existem algumas teorias para tentar explicar o aparecimento do vitiligo. A mais aceita é a teoria auto-imune. É possivel que o vitiligo seja doença com destruição dos melanócitos por mecanismos imunológicos. O vitiligo pode surgir com outras doenças auto -imune, como doenças da tireóide; e, isto,reforça a  teoria auto-imune. 

Não é possível afirmar que exista uma herança genética associada ao aparecimento do vitiligo, mas cerca de 20% dos casos tem história de familiares portadores de vitiligo. 

As manchas brancas podem surgir em qualquer parte da pele, inclusive o vitiligo pode aparecer nas mucosas, como lábios e mucosa genital. Existem pessoas que têm apenas uma mancha em uma parte do corpo, também chamado de vitiligo segmentado e outras pessoas podem ter várias manchas espalhadas ou vitiligo não segmentado.  Também existem pessoas que podem ter o vitiligo só nas mãos, nos lábios e em volta dos olhos, também chamado de vitiligo acro/facial.

Nem sempre o vitiligo surge como uma mancha bem branca ou acrômica,  as vezes pode surgir como uma mancha mais clara ( hipocrômica ) que a pele da pessoa e,  com a evolução, vai se tornando cada vez mais branca.

O tratamento do vitiligo precisa ser feita precocemente, logo quando surgirem as primeiras manchas. O tratamento é bem variado e depende muito de como surgiram as manchas e como está sendo  a evolução , ou seja, se as manchas estão se espalhando. 

No vitiligo inicial, com poucas lesões, tratamentos tópicos com cremes ou pomada de costicosteróides ou imunomoduladores tópicos podem ajudar muito na regressão do quadro. Mas o uso de corticóides precisa ser prescrito e avaliado pelo dermatologista que vai orientar qual a melhor opção , qual o tempo de tratamento e em qual  área que poderá ser usado. O uso crônico de corticóide é totalmente desaconselhado porque pode levar a atrofia da pele, estrias e absorção sistêmica excessiva.  Outras drogas de uso tópico usadas no tratamento do vitiligo são drogas chamadas de psoralenos que estimulam a pigmentação da pele associados a exposição de fototerapia UVA ou a exposição ao sol. 

Casos com progressão muito rápida, precisam ser prontamente avaliados pelo dermatologista que poderá prescrever tratamento medicamento via oral, pulsoterapia com corticóide e até associação de vitaminas e anti-oxidantes para segurar a progressão da despigmentação.

Outra opção muito empregada para os pacientes com vitiligo inicial ou com piora das lesões é a fototerapia. Particularmente, gosto de orientar o uso de fototerapia com UVB. Oriento 2 a 3 sessões semanais de fototerapia com regressão e controle das manchas. Para lesões pequenas, utilizo no consultório aparelho mini de fototerapia, porque, desta forma, o paciente receberá a radiação ultraviotelta apenas nas lesões. 

Hoje também existe a opção de tratamento a laser ablativos  assocido a fototerapia UVB NB. É indicado para portadores de vitiligo estável, sem atividade da doença. 

Existem também opções cirúrgicas de tratamento do vitiligo como o enxerto de pele. Neste caso, é possível retirar pequenos fragmentos de pele normal e fazer o enxerto nas áreas de vitiligo. 

No dia a dia, é muito importante usar filtro solares porque as manchas do vitiligo estão sem a proteção da melanina e podem sofrer queimaduras solares. 

Caso  a presença das manchas brancas seja um motivo  forte de ansiedade ou até mesmo de depressão , é muito importante que o paciente tenha um acompanhamento psicológico. O vitiligo é uma desordem cutânea que pode causar um desconforto estético e baixa autoestima, mas com tratamento e apoio psicológico é possivel superar o quadro . Se você tem vitiligo, não fique triste e nem se sinta diminuído por isso. As manchas de vitiligo lhe tornam uma pessoa singular e especial, diferente, mas humano , sensível e forte. 

 

 

 

 

Contate-nos

(62) 3922-7158 (62) 3932-1709
(62) 99914-4814
recepcaosilmara@gmail.com
Rua 5, número 691, sala 106, Ed The Prime Tamandaré Office, Setor Oeste, Goiânia/GO, 74115-060.

Encontre-nos no Waze Silmara Emerich Dermatologista

Acessar Webmail