18/02/2018

Por que tenho Melasma ?


Por que tenho Melasma ?

Quem tem melasma sempre me pergunta porque estas manchas surgiram .

A causa exata do melasma ainda não foi concluída , mas é conhecido  que existe uma série de fatores que juntos podem acabar gerando as manchas de melasma na face, colo e até nos  braços.

Ultimamente, as pesquisas tem definido que o melasma também é uma manifestação do envelhecimento da pele pelo sol , mesmo que outros sinais de fotoenvelhecimento não estejam presentes como as melanoses solares e rugas profundas . Mas quando se faz uma pesquisa da microscopia da pele ( biopsia ), nos locais onde tem as manchas do melasma se observa que existem alterações típicas de uma pele com envelhecimento solar ou fotoenvelhecimento. Isto ocorre porque a radiação ultravioleta estimula a formação de pigmentos ou a  melanogênese na pele .  

Além da radiação ultravioleta,  a luz visível também pode aumentar a pigmentação da pele . A luz visíveld é  aquela luz  que temos dentro de um ambiente fechado e sem entrada do sol e, por causa disso, é importante que o filtro solar usado por quem tem melasma , seja uma filtro com cor , para bloquear também a luz visível.

Nos últimos anos,  também foi observado  que existem alterações vasculares em algumas pessoas que desenvolvem melasma. Hoje se fala em melasma vascular que seria um tipo de melasma com muitos vasinhos entre as manchas. Acredita-se que o aumento destes vasinhos esteja relacionado com a intensidade do pigmento na área . e , neste caso , é possível que o  tratamento dos vasinhos  à   laser também possa  ajudar no tratamento do melasma.

O melasma também pode surgir por alterações dos hormônios tiroidianos-  ponto novo em descoberta.  Mas já se sabe, também,  a muito tempo, que o uso de anticoncepcionais e  que as gestações podem desencadear o surgimento do melasma.

O estresse oxidativo gerado pela exposição solar e pelo próprio envelhecimento da pele também desencadeia o melasma , e  por isso, as formulações tópicas e cápsulas anti- oxidantes são muito importantes no tratamento do melasma.

Também, é sempre bom lembrar, que existe um fator hereditário ligado ao aparecimento do melasma e pode ser comum a manifestação em várias pessoas da mesma família .

As causas prováveis ainda são várias. Há ainda outras como inflamação , alteração de barreira cutânea e alterações de outras células da pele além dos melanócitos.

Na verdade, como mencionei  no início do texto, a causa exata, infelizmente, ainda não foi descoberta. Mas existem muitas pesquisas. E cada ponto descoberto implica na  necessidade de tratar aquela alteração que está presente na pele de quem tem melasma. O tratamento é complexo, mas precisa ser acompanhado pelo dermatologista. E, por isso, existem várias condutas a serem tomadas pelo paciente e por seu médico dermatologista no cuidado da sua pele. As prescrições precisam estar de acordo com  a pele de cada pessoa. Os procedimentos a serem indicados são os peelings, mcrodermabrasão, IPCA ou microagulhamento e laser e as respostas vão variáveis de paciente para paciente. Mas a confiança no tratamento proposto e a disciplina  do paciente no tratamento fazem toda a diferença no resultado obtido. 

Contate-nos

(62) 3922-7158 (62) 3932-1709
(62) 99918-4814
contato@silmaraemerich.com.br
Rua 5, número 691, sala 106, Ed The Prime Tamandaré Office, Setor Oeste, Goiânia/GO, 74115-060.

Encontre-nos no Waze Silmara Emerich Dermatologista

Acessar Webmail