22/03/2020

O que devo tomar para acne ?


O que devo tomar para acne ?

Quase todos os dias atendo pacientes  no consultório com acne e, muitas vezes, estes pacientes são mulheres adultas com acne. 

A acne é comum na adolescência, mas quando aparece ou persiste na mulheres com mais de 25 anos chamamos de ACNE DA MULHER ADULTA.

As mulheres com acne procuram muita informação para tratar a acne porque ficam muito preocupadas com a aparência da pele  e com as marcas que as espinhas causam.

Além do tratamento tópico com sabonetes e geis espécificos para acne, também é possivel fazer uso  alguns medicamentos para o controle da acne. 

Os medicamentos recomendados para acne são : anticoncepcionais, anti-androgénicos como a Espirolactona, antibióticos e até mesmo a isotretinoína. Atualmente, também tem sido prescrito probióticos para controlar a acne. 

Se a mulher é jovem e não quer engravidar no momento, os anticoncepcionais ajudam muito no controle da acne da mulher adulta. Existem, sim, preocupações e contra-indicações . O anticoncepcional não pode ser usado por quem tem história de trombose venosa, embolia pulmonar e acidentes vasculares cerebrais e quem é fumantes. 

A melhora da acne e até  desaparecimento, em regra,  é observado após 3 meses do uso dos anticoncepcionais. 

A Espirolactona é um diurético que tem ação anti-androgénica e inibe a produção de sebo pelas glandulas sebáceas da pele. Já é usado há um bom tempo para o controle da acne da mulher adulta. A dose é variável e precisa ser ajustada conforme a necessidade.  A espirolactona não pode ser usada durante a gestação pois pode causar complicações no feto, como feminização do sexo masculino. A espirolactona sendo bem prescrita e acompanhada é uma excelente medicamento para o tratamento da acne da mulher adulta. 

Os antibióticos usados para acne são as tetaciclinas , minociclinas, doxicilinas, limeciclinas, e outros antibióticos como : bactrim e eritromicina. Os antibióticos podem ajudar no controle da acne da mulher adulta, mas existem risco de perda de eficácia ou falta de efeito pela resistência do Propionibacterium acne  ou Cutibacterium acne, bactéria envolvida no aparecimento da acne.

A isotretinoína muitas vezes é necessária para controlar a acne já que é um medicamento específico para isto. Atua diretamente na glândula sebácea e  deve ser usada , principalmente,  pelas pacientes que tem lesões mais inflamadas e com formação de cicatrizes e marcas. Precisa ser associada a dois métodos de anticoncepção  em todos os casos de acne da mulher adulta até os 55 anos pois pode causar sérias alterações da formação dos fetos . 

Para todas as pacientes com acne é importante saber que a condução e indicação dos tratamentos devem ser feitos pelo médico dermatologista . A acne é uma doença de pele e os medicamentos que coloquei no blog podem causar efeitos adversos e complicações e, por isso, devem ser usadas sob supervisão e prescrição dermatológica. 

 

Contate-nos

(62) 3922-7158 (62) 3932-1709
(62) 99914-4814
recepcaosilmara@gmail.com
Rua 5, número 691, sala 106, Ed The Prime Tamandaré Office, Setor Oeste, Goiânia/GO, 74115-060.

Encontre-nos no Waze Silmara Emerich Dermatologista

Acessar Webmail