13/02/2018

Envelhecimento facial


Envelhecimento facial

A face pode ser dividida horizontalmente em três partes ou três terços.

O terço superior vai da linha dos cabelos até a glabela , região entre as sonbrancelhas. O terço médio vai da glabela à região subnasal e o terço inferiror da região subnasal ao mento ou queixo. 

Em cada parte, existem alterações relacionadas ao desgaste de estruturas faciais que deixam a face com fisionimia envelhecida. 

A face não envelhe somente porque a pele ficou enrugada com idade . Existe o envelhecimento de todas as estruturas que formam a face : Tecido cutâneo superficial, tecido subcutâneo ou as camadas de gorduras da face, músculos da mímica facial e estruturas ósseas e cartilaginosas. 

Por esta razão, o envelhecimento facial é decorrente da flacidez da pele, da ação dos músculos da expressão facial, das mudanças que ocorrem nas camadas de gorduras superficiais e profundas da face e, também, de modificações do esqueleto ósseo. É um processo  geral  e entender este processo ajudar a entender as formas e opções  de agir em cada passo do envelhecimento para permitir um processo mais harmonioso.

No terço superior, é comum observar  pele com perda de elasticidade e presença de manchas solares e outras lesões devido ação da exposição solar e,também, perda da elasticidade da pele pelo próprio envelhecimento intríseco ou genêtico . Também surgem rugas e sulcos devido a ação da musculatura da expressão facial  da região . Na fronte, também pode-se observar diminuição da gordura subcutânea devido a absorção pelo processo de envelhecimento facial e pela ação da contração contínuo da mímica facial.

No terço médio,  a pele envelhece  pela ação do sol, também,  pela ação da  própria idade na  perda da elasticidade cutânea. Mas,  a alteração mais importante do envelhecimento facial desta região  é a modificação do tecido subcutâneo, com diminuição dos coxins de gorduras das regiões das bochechas e um deslocamento de estruturas para partes mais inferiroes da face. Outro ponto muito importante  que causa o grande envelhecimento do terço médio da face é a reabsorção e diminuição do suporte ósseo do osso maxilar. Isso acaba por diminuir a sustentação facial . Há uma perda da convexidade das regiões malar com tendência ao aplainamento das regiões malares. A absorção óssea tambem irá ocorrer na região nasal e, isto,  junto com a perda de elasticidade da pele, provoca uma queda da ponta nasal .

No terço inferior : também observa-se uma pele fotoenvelhecida e agredida pelos efeitos nocivos da radiação solar. Existe, também, a ação da musculatura da mímica facial, principalmente  a ação dos músculos que fazem a depressão labial,  e a ação dos  músculos do pescoço . A ação conjunta deste músculos causam modificações do contorno facial e aumento do sulco labiomentoniano ou que chamamos de linha de marionete. A expressão facial fica cansada . Exite também uma ação importante dos músculos perilabias no envelhecimento da região labial.  A contração repetitiva deste músculos provocam rugas junto aos lábios ou o famoso código de barra. Os lábios também afinam e se invertem. Outro fato importante para a  perda do contorno da face é a reabsorção da mandíbula que, literalmente, diminui de tamanho. Isto diminui, também,  toda sustentação do terço inferior da face, apagando o limite jovial e bonito da face com o ínicio do pescço . 

Estas alterações do envelhecimento da face são as alterações mais importante a se saber sobre o processo. Mas os estudos nesta área são intensos e contínuos e provavelmente muito mais alterações serão descritas. Mas muitas das observações já conhecidas são importantes para se entender que muitas delas  podem ser prevenidas e tratadas com técnicas minimamente invasivas. 

A ação das musculatura facial sobre a pele causando rugas pode ser minimizada pelo uso da toxina botulínica, que  pode ser usada em vários pontos da face para diminuir a força do músculo da mímica facial , pricipalmente, nos terços superiores e inferiores.  

A reabsorção das camadas de gordura  e as modificações labiais são tratadas com preenchimento, com  substâcias tais como : preenchimento com ácido hialurônico, hidroxidoapatita de cálcio e Sculptra ou ácido-l-polilático. Também, é possível fazer  o reposicionamento das camadas de gordura da face com fios de sustentação , aparelhos de ultrassom microfocado ou radiofrequência. 

A camada superficial da pele também precisa ser tratada. Manchas solares, rugas superficiais,  poros dilatados são tratados  com luz intensa pulsada, laser fracionaddo ablativo,  microagulhamento, peelings e microdermoabrsão. A flacidez da pele também pode ser tratada com ultrassom microfocado, radiofrequência e microagulhamento. 

Então desta forma, é preciso montar um plano de tratamento para cada parte do envelhecimento facial e, assim , agir em conjunto para prevenir e tratar o envelhecimento facial de maneira bem harmônica.

Contate-nos

(62) 3922-7158 (62) 3932-1709
(62) 99918-4814
contato@silmaraemerich.com.br
Rua 5, número 691, sala 106, Ed The Prime Tamandaré Office, Setor Oeste, Goiânia/GO, 74115-060.

Encontre-nos no Waze Silmara Emerich Dermatologista

Acessar Webmail